Após terem acontecido vários vazamentos de dados (algumas instituições apontam que até 230 milhões de dados de pessoas físicas e jurídicas foram expostos), devemos começar a ver uma avalanche de mensagens SMS, e-mails, ligações e diversas outras formas de contato de pessoas e empresas que compram esses dados e os utilizam de forma indevida. Deixaremos aqui algumas dicas preciosas para que você mitigue os riscos de ser uma nova vítima de algum crime virtual, além de, é claro, proteger os seus dados, que já foram, muito provavelmente, vazados.
Como devo me proteger após os vazamentos de dados?
Para evitar cair em golpes, é preciso sempre desconfiar de contatos inesperados, sejam eles como forem — telefonema, SMS, WhatsApp, e-mail ou outros. É importante nunca ceder informações sensíveis como token de acesso a banco, senha de banco, código de validação (para WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook, e-mails etc.), nem confirmar dados pessoais (CPF, endereço, RG, nome dos pais) e informações bancárias.
Caso desconfie de algum contato telefônico dizendo ser de instituição financeira, é recomendável não seguir com o atendimento e realizar uma ligação para a instituição financeira que supostamente quer te atender.
Por fim, é importante cumprir uma lista básica de prevenção e ações, como a que se apresenta a seguir
- Altere as senhas de todas as suas contas de e-mails, de serviços em nuvem (Google Drive, iCloud, OneDrive, DropBox etc.), de sites de e-commerce e de serviços públicos (Receita Federal, Secretaria de Fazenda etc.). Saiba como criar senhas seguras clicando aqui.
- Peça novos cartões de créditos — ao fazer isso, a instituição financeira gerará um novo cartão, com novos números e códigos de segurança.
- Nunca clique em links antes de fazer uma boa checagem da mensagem.
- Tenha cuidado extra com links encurtados, verifique os outros itens da mensagem com ainda mais cuidado.
- Nunca forneça senhas ou tokens fora do aplicativo ou site oficial do banco (nem mesmo pelo telefone).
- Não compartilhe código de verificação, como do WhatsApp, recebido por e-mail ou SMS.
- Verifique o número de onde foi enviado o SMS— números desconhecidos podem significar golpe.
- Cheque sempre o remetente do e-mail para verificar se é um endereço válido de seu banco.
- Nas redes sociais, veja se a conta da instituição financeira é verificada.
- Nunca informe telefone de parentes e amigos.
- Não forneça seus dados pessoais.
- Desconfie de promoções muito generosas.
Esses procedimentos podem até causar certo trabalho, mas pense, você estará prevenindo e reduzindo a possibilidade de ter problemas bem maiores. Recomendamos que essas ações sejam realizadas periodicamente.
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