O papel da perícia digital na prevenção e solução dos ataques a escolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Além da perícia digital e da computação forense, outra técnica que pode auxiliar na prevenção de ataques terroristas a escolas é a OSINT (Open Source Intelligence), que significa Inteligência de Fontes Abertas. É um conjunto de atividades para coletar, armazenar e analisar as informações de fontes públicas. Basicamente, qualquer dado sobre uma empresa ou pessoa que possa ser encontrado por meio de ferramentas da Internet ou OSINT framework, como os buscadores .

OSINT pode ajudar na prevenção de ataques terroristas a escolas de várias formas, como:

  • Identificar potenciais agressores ou grupos extremistas que possam estar planejando ou incentivando ataques a escolas, por meio de suas publicações em sites, redes sociais, fóruns ou chats .
  • Obter informações sobre as vítimas, testemunhas ou locais dos ataques, por meio de fotos, vídeos, áudios ou textos que possam estar disponíveis online .
  • Verificar a veracidade e a origem das informações divulgadas sobre os ataques, por meio de técnicas de checagem de fatos e análise de metadados .
  • Rastrear a localização e o movimento dos agressores ou dos materiais usados nos ataques, por meio de mapas, imagens de satélite ou rastreamento de transportes .

OSINT é uma técnica complementar à perícia digital e à computação forense, que pode auxiliar na obtenção de evidências e na elucidação dos crimes. Porém, é preciso ter cuidado com a legalidade, a ética e a qualidade das informações coletadas por meio de OSINT. Uma vez que, elas podem ser manipuladas, falsificadas ou protegidas por direitos autorais ou privacidade .

Conclusão

A perícia digital e a computação forense são áreas em constante desenvolvimento. Estas demandam profissionais qualificados e atualizados com as novas tecnologias e técnicas de coleta e análise de dados. Para se especializar nessas áreas, é possível cursar uma pós-graduação em perícia digital ou em computação forense. Devem abordar disciplinas como crimes digitais, fundamentos da investigação criminal, segurança em sistemas computacionais e perícia forense computacional .

A perícia digital e a computação forense são ferramentas essenciais para mitigar os ataques terroristas a escolas no Brasil. Por meio delas, é possível identificar e deter os criminosos antes que eles causem mais danos à sociedade. Além disso, é uma forma de garantir justiça às vítimas e seus familiares.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?

Envie-nos uma mensagem