Este post será específico para pessoas que tiveram suas contas do aplicativo WhatsApp clonadas. Informaremos as opções públicas e acessíveis por quaisquer usuários para restabelecer o acesso e, também, daremos algumas dicas de como reduzir o risco de roubo.
Cada vez mais, vemos pessoas públicas e comuns sendo vítimas de cybercrimes usuais, como a clonagem do WhatsApp ou outros tipos de ataques a esse aplicativo, seja por meio de engenharia social, SIM SWAP ou por quaisquer outros meios. Nesse artigo, porém, não iremos abordar a técnica utilizada, que ficará para uma próxima oportunidade.
Antes de abordar o tema, deixamos aqui o link do artigo em que descrevemos uma série de procedimentos para utilizar com mais segurança seu smartphone que podem ajudá-lo a reduzir o risco de ter algum problema.
Quais ações executar quando desconfiar que clonaram o WhatsApp?
- Ao desconfiar de quaisquer ações de invasão em sua conta, tente entrar imediatamente no WhatsApp com seu número de telefone e confirme-o com o código de seis dígitos que você receberá por SMS. Assim que você inseri-lo, o hacker que estiver usando sua conta será desconectado automaticamente. Saiba como confirmar seu número clicando nos links: Android, iPhone.
- Pode ser necessário informar um código de confirmação em duas etapas. Se você não souber esse código, é possível que o hacker tenha ativado essa confirmação. Nesse caso, você precisará aguardar sete dias para poder acessar sua conta. Após esse período, o hacker será desconectado quando você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS. Saiba mais sobre a confirmação em duas etapas clicando aqui.
- Entre no app, procure a opção de WhatsApp Web e clique em “Desconectar todas as contas”.
- Informe rapidamente a todos os seus contatos que sua conta foi clonada e que quaisquer informações recebidas por sua conta não foram enviadas por você. Faça isso via Instagram, Facebook ou pessoalmente.
- Não conseguiu recuperar a sua conta? Envie um e-mail para suporte@whatsapp.com com os dados abaixo.
- No campo assunto, coloque ACCOUNT HACKED +55 (DDD) (SEU NÚMERO). Exemplo: +55 99 999999999
- No corpo do e-mail, comunique a invasão da sua conta, usada profissionalmente, e informe que o hacker está pedindo dinheiro aos seus contatos se fazendo passar por você. Solicite o bloqueio imediato da conta e o processo de devolução para o número de telefone informado no e-mail. Importante dizer que o texto do e-mail deve estar em inglês.
- Registre boletim de ocorrência, só assim o poder público poderá investigar e punir os culpados.
Esperamos que, com essas dicas, você consiga recuperar a sua conta. Em todos os casos que seguiram esses passos, foi possível recuperar a conta WhatsApp imediatamente ou em até 7 dias, nos casos mais complexos.
Recuperou o WhatsApp? Vamos tomar alguns cuidados extras?
Após recuperar o WhatsApp, faça alguns dos procedimentos abaixo e reduza o risco de ser vítima de clonagem.
- Por precaução, troque imediatamente o chip do seu celular.
- Ative a autenticação de dois fatores/duas etapas.
- Se você quer usar o WhatsApp Web, feche todas as janelas dos navegadores, utilize preferencialmente o modo anônimo do navegador, não mantenha a sessão salva, não o utilize em computadores públicos e desconecte pelo app.
- Nunca compartilhe seu código de confirmação recebido por SMS com outras pessoas, nem mesmo com amigos, funcionários, assessores ou familiares.
- Se você usa algum app de terceiros para WhatsApp, evite. Desinstale imediatamente.
- Desconfie de ligações e mensagens de empresas com cunho muito informal.
- Se você receber o código de confirmação sem solicitá-lo, desconfie. Se possível, nesse momento já altere o seu código.
- Em alguns casos, dependendo da confidencialidade e do teor das mensagens trocadas pelo WhatsApp, não é recomendado em hipótese alguma o backup automático em nuvem. Caso o hacker tenha êxito em clonar o número, ele terá acesso a todas as mensagens com backup realizado — o que ocorreu no caso da invasão do celular do então Ministro da Justiça Sério Moro. Nesse caso, o backup manual é a melhor solução.
Esperamos que o artigo tenha ajudado na recuperação da sua conta e, claro, que as dicas de proteção sejam úteis para quem ainda não sofreu esse tipo de roubo.
2 respostas