Megaroubo de dados incluiu fotos, salários e endereços dos brasileiros

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que pode ter se tornado o maior vazamento de dados da história pode ter atingido mais de 223 milhões de brasileiros e não expôs apenas CPF, data de nascimento e gênero dessas pessoas, mas também fotos de rosto, nomes, endereços, faixa salarial, CNPJ de empresas e até informações de veículos.

Na prática, esse roubo de dados serve como uma forma de criminosos se passarem por essas pessoas na internet, contraindo dívidas, baixando escrituras em nome delas e outras milhares de possibilidades ilegais que ainda não podem ser mensuradas.

Descoberta pela empresa de segurança digital Psafe há menos de 10 dias, a exposição dos dados pode ter saído da Serasa Experian, mas a companhia nega ter sido invadida e diz que está apurando o caso. Uma das explicações para indicar que o vazamento não saiu do banco de dados da Serasa é que algumas informações expostas sequer constam em seu banco de arquivos, o que invalidaria a tese de que o vazamento partiu da empresa.

Segundo o Estadão, a Psafe apontou que esses dados estão à venda no submundo da internet por US$ 100 dólares cada mil registros individuais.

Nesta quinta-feira (28), o Procon-SP notificou a Serasa Experian pedindo explicações sobre o vazamento dos dados e indicou que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Código de Defesa do Consumidor preveem sanções para esse tipo de ocorrência. Segundo a instituição, as penas previstas na LGPD podem chegar até R$ 50 milhões e podem ser aplicadas a partir de agosto.

Agora, a Serasa terá três dias para responder às solicitações do Procon.

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/megaroubo-de-dados-incluiu-fotos-salarios-e-enderecos-dos-brasileiros/

Saiba mais sobre roubo e vazamento de dados

 

Guia de como se proteger após os vazamentos de dados

Não deixe de conferir o guia que elaboramos com as principais recomendações que você deve realizar para reduzir riscos de ser mais uma vitima de crimes digitais após todos esses vazamentos de dados. Esse guia você pode acessar clicando em:  Como se proteger após os vazamentos de dados ocorridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?

Envie-nos uma mensagem