Tudo que você precisa saber para criar senhas seguras

Facebook
Twitter
LinkedIn

Todos sabemos que senhas fracas podem ser desvendadas facilmente. Para conseguir uma combinação que deixe seus dados bem protegidos, é importante gastar algum tempo desenvolvendo uma palavra-chave que seja difícil de ser quebrada. O desafio é praticidade versus segurança: senhas complexas em geral oferecem uma segurança maior, mas são mais difíceis de serem lembradas, já as senhas simples são exatamente o contrário. 

Nossa experiência em pericias em computação, em conjunto com o  que afirmam os especialistas é que não devemos usar a mesma senha em mais de um serviço. Isso é um fato: se um hacker invadir seu Facebook, também terá acesso a sua conta de e-mail, Twitter ou qualquer outro cadastro que você tenha.

Veja a seguir algumas dicas que ajudarão a criar uma senha complexa mas fácil de memorizar, e outras informações sobre segurança da sua conta.

  • Evite palavras disponíveis em dicionários ou sequências simples como “123456”.
  • Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos.
  • Pegue uma frase longa, que signifique algo para você, como “Eu gosto de chocolate e futebol”, e transforme em uma senha substituindo letras por números e símbolos, como “EuG0st0DCh0c0l@teEFuteb0l!”.
  • Em vez de criar uma senha complexa, crie uma senha longa (com 14 caracteres ou mais). Frase longa, de preferência com caracteres aleatórios, é mais eficiente do que uma senha curta.
  • Se a senha for muito complexa, encontre um método seguro para guardá-la, já que é muito improvável lembrar-se de algo como “K3H46m2uvUvQTYQKZGmr5Cmc”. Gerenciadores de senha são excelentes opções, mas também requerem uma senha-mestra.
  • Troque suas senhas regularmente.
  • Use senhas diferentes para bancos, e-mails e outros sites.
  • Não use datas ou fatos que possam ser encontrados on-line.
  • Não envie suas senhas por mensagem, e-mail ou qualquer outra forma.
  • Sempre que possível, digite sua senha em seu próprio dispositivo, evitando ao máximo usá-las em aparelhos públicos. Não deixe e-mails, computadores, sessões com o padrão de “senhas salvas”.

Em nosso dia-a-dia percebemos que a utilização de senhas seguras reduzirá muito as chances de você ter suas contas, computadores e celulares invadidos, evitando que você seja uma vitima de crime virtual ou outros crimes cometidos nesse mundo digital.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?

Envie-nos uma mensagem