Tecnologia parecida com a usada no caso Henry ajuda na investigação de caso de grávida morta em SC

Facebook
Twitter
LinkedIn

O equipamento israelense Cellebrite UFED é muito usado para fazer a extração de dados de celulares enviados à perícia catarinense, como explicou o diretor do Instituto de Criminalística do Instituto Geral de Perícias (IGP) do estado, Tiago Petry.

“Todos os casos que passam pela gente ali, a gente faz a utilização desse equipamento. Nós temos desde homicídios, tráfico de drogas, pedofilia tem muito caso, nessas operações grandes, como Luz na Infância, recentemente a operação Maserati em Santa Catarina também a gente fez a utilização”, explicou.

“Ele [equipamento] vai servir para essa extração de dados, a gente faz relatórios a respeito dessas extrações e essas provas periciais vão comprovar tanto a participação quanto descartar ou inocentar possíveis suspeitos”, detalhou o diretor.

No caso da grávida morta em Canelinha, os dados extraídos dos celulares da acusada e do marido dela provaram que ele não sabia das intenções criminosas da mulher.

Já na operação Luz na Infância, de combate à pornografia infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o equipamento ajudou na perícia, visto que são apreendidos muitos computadores e notebooks. O uso da ferramenta foi semelhante na operação Maserati, contra um grupo criminoso que tentava expandir a área de atuação em Santa Catarina.

Os equipamentos não conseguem extrair dados de aplicativos de conversas, como o WhatsApp e o Telegram. A criptografia usada nas plataformas impede que até mesmo dispositivos com tecnologia de ponta e de última geração consigam ver ou ouvir o conteúdo das mensagens. Porém, backups fora dos programas – ou prints (fotos das telas) são possíveis de ser recuperados e usados nas investigações.

Equipamentos em todas as unidades de informática

O IGP informou que possui 22 equipamentos Cellebrite UFED em Santa Catarina. Em breve, eles estarão em todos os nove setores de informática dentro do Instituto de Criminalística do órgão.

O setor, que faz esse trabalho de perícia em computadores, tablets e celulares, está presente nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau, Lages, Caçador, Chapecó e Criciúma.

Segundo o IGP, ainda não possuem o equipamento as unidades de Caçador, no Oeste, que vai receber a tecnologia na próxima quarta-feira (14), e Blumenau, no Vale do Itajaí, que vai ter o aparelho até 20 de abril.

Desde 2015 o estado trabalha com a tecnologia. Há sete anos, Santa Catarina recebeu dois equipamentos como doação do governo federal.

“Esses equipamentos têm licença de uso por três anos. E em 2018 foi a primeira vez que o estado de Santa Catarina fez então a compra desses equipamentos, que foi com a renovação das licenças”, disse o diretor Tiago Petry.

“De 2017, 2018 para cá, algumas unidades nossas conseguiram fazer, nessa parceria com o MPSC [Ministério Público] e o Judiciário, aquisição de cinco ou seis equipamentos. Agora no final de 2020, o estado de Santa Catarina fez a compra de mais quatro. E no início de 2021, numa parceria entre o IGP e o MP, foram adquiridos outros oito”, relatou Petry.

Cada equipamento custa, em média, R$ 200 mil, conforme o IGP. O instituto de fato, desembolsou valor para seis: as duas renovações de licença em 2018 e os quatro adquiridos em 2020. Os equipamentos recebidos via acordo com o MPSC não tiveram custo ao IGP. Os demais foram valores do Poder Judiciário.

Destacamos ainda que na elucidação de crimes, alguns casos abaixo trouxeram êxito na apuração da investigação, outros nem nem tanto. Na parte investigativa, de apuração de crimes o perito oficial é essencial. Já para a defesa ou até mesmo para acusação, o assistente técnico tem papel fundamental nesses exames.  Saiba de alguns casos:

A importância da análise forense em dispositivos móveis: contrate nossos peritos em celulares para garantir seus direitos em processos judiciais

Nossos serviços de perito em celulares para processos criminais são a chave para a defesa de seus direitos e interesses. Com a crescente utilização de smartphones em nossa sociedade, é essencial contar com um especialista para análise de evidências digitais em casos criminais. Nossos peritos altamente qualificados são capazes de extrair dados valiosos de dispositivos móveis, incluindo mensagens, chamadas, localização e muito mais. Ao contratar nossos serviços, você estará garantindo a si mesmo uma análise minuciosa e imparcial dos dados do celular, aumentando assim as chances de obter resultados favoráveis no processo administrativo, cível ou criminal. Não corra riscos com amadores, contrate nossos serviços especializados de perito em celulares e proteja-se de maneira eficaz.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?

Envie-nos uma mensagem