Atuação em todo território nacional

Atuação em todo território nacional

Como elaborar quesitos técnicos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Dentre as principais atribuições do perito assistente técnico, cuja atuação é facultada pelo Código de Processo Civil (CPC), há várias extremamente importantes para a perícia relacionadas a materialização das provas e garantia da ampla defesa e do contraditório. Algumas dessas funções são: trabalho consultivo de assessoramento, elaboração de pareceres técnicos, participação em diligências, reuniões com peritos oficiais, avaliação de cadeia de custódia, e o que talvez seja o mais importante deles — a elaboração de quesitos técnicos.

Por que a elaboração dos quesitos técnicos é tão importante?

Quesitos técnicos são uma das peças a serem utilizadas pelos advogados das partes — tanto defesa como acusação. Após deferir o pedido de prova pericial ou quando se recebe a denúncia de um promotor, é autorizado às partes que apresentem seus quesitos técnicos a serem respondidos pelo perito oficial.

O perito judicial (ou oficial) é o encarregado de realizar as diligências e investigações necessárias e responder aos quesitos técnicos elaborados pelos assistentes técnicos das partes, bem como aos do juiz. Cabe ressaltar que o perito judicial pode ser um profissional nomeado pelo juiz, um perito criminal (Polícia Federal, Polícia Civil) ou do instituto de criminalística, tudo depende do tipo do processo.

Nesse interim, o assistente técnico é peça fundamental, por deter conhecimento técnico-científico, experiência profissional e por conhecer como trabalha um perito oficial, se tornando o profissional mais indicado para elaborar os quesitos técnicos que serão investigados e respondidos pelo perito oficial.

A ciência em elaborar os quesitos técnicos está em aprofundar o conhecimento dos autos e fazer o alinhamento, que deve ser estratégico com a tese jurídica seguida pelos advogados (da autora ou da ré). Além disso, é importante observar os princípios da ampla defesa e do contraditório. Nesse momento, é de suma importância que o assistente técnico esteja ciente de qual será a linha de atuação.

Identificada a linha de atuação, o perito assistente técnico procede ao levantamento das evidências comprobatórias do contraditório a serem utilizadas na defesa da parte que o contratou. Posteriormente, segue a elaboração dos quesitos; estes devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas às alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o perito oficial seja conduzido a dar respostas pretendidas pela parte que contratou o perito assistente técnico. 

É muito comum os quesitos não serem elaborados por um assistente técnico e acabarem sendo utilizados em seu desfavor. Uma vez constados nos autos, muito provavelmente não poderão ser retirados; logo, se forem mal redigidos, a parte contrária poderá utilizar os quesitos e a resposta emitida pelo perito oficial em benefício próprio, tornando-se assim uma prova contrária.

Áreas que mais demandam quesitos da computação forense e perícia digital

Em se tratando de computação forense e perícia digital, a elaboração dos quesitos mais comuns para compor as peças jurídicas e alguns exemplos estão relacionados a seguir.

Elaboração de quesitos para perícia em computação e informática forense

Ex.1: Queira o senhor perito informar quais registros do Windows (data e hora, usuário, nome do dispositivo) identificam o uso do pen drive no computador da autora.

Ex.2: Queira o senhor perito apresentar evidências no código fonte do software supostamente malicioso que podem caracterizá-lo como um software do tipo spyware ou malware.

Elaboração de quesitos para perícia digital — arquivos de áudio, vídeo e imagem

Ex.1: Queira o senhor perito informar se houve edição e/ou manipulação dos arquivos de imagens recuperadas pelos peritos criminais, quem realizou a edição, quando realizou e qual a técnica utilizada.

Ex.2: Queira o senhor perito informar se é possível identificar a pessoa suspeita no vídeo como o Fulano e apresentar quais semelhanças físicas embasam a resposta.

Elaboração de quesitos técnicos para perícia de contratos públicos

Ex.1: Queira o senhor perito informar se o contrato firmado entre a instituição pública X e a autora foi executado conforme estabelecido pelos requisitos de qualidade. É possível afirmar que o ente público homologou os artefatos recebidos?

Ex.2: Queira o senhor perito relatar se os equipamentos recebidos estão dentro do que foi especificado no termo de referência. Se não estão, é possível afirmar que a qualidade da configuração dos equipamentos entregues é superior ao que foi especificado?

Elaboração de quesitos para perícia em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Ex.1: Queira o senhor perito apresentar evidências de vazamento de dados por parte da empresa X. Em caso afirmativo, é possível evidenciar de que maneira esses dados foram vazados?

Elaboração de quesitos para perícia em celulares

Ex.1: Queira o senhor perito informar se o celular obtido durante diligência policial de alguma maneira teve registros manipulados durante a cadeia de custódia.

Ex.2: Queira o senhor perito informar quando houve o ataque de “hackeamento” do Whatsapp do smartphone da autora. É possível identificar qual a técnica utilizada? É possível ainda identificar o que foi obtido e para onde os dados foram enviados?

Conclusão

Diante do exposto, a elaboração dos quesitos técnicos deve observar a técnica, a ciência e a legislação. Os quesitos a serem respondidos pelo perito judicial norteiam as diligências e todo o processo investigativo e embasam a produção do laudo pericial, uma das provas processuais com maior peso. Além disso, devem criar condições necessárias para que o laudo pericial possa ser contestado, uma vez que o perito assistente técnico, com base na inicial, já deve ter uma ideia de como será o trabalho de argumentação. É importante ainda dizer que o perito assistente técnico indicado pelas partes deve conhecer bem o laudo, a técnica, a ciência e a legislação aplicada a cada caso; sendo assim, ele deve participar desde o início do processo pericial para uma maior probabilidade de sucesso. A apresentação de quesitos não adequados e que possam produzir provas contra si mesmo é um risco alto que pode e deve ser mitigado contratando um perito assistente técnico especializado.

Maximize suas chances de ganhar em processos judiciais envolvendo tecnologia com nossos serviços de elaboração de quesitos técnicos especializados

Se você está envolvido em um processo judicial que envolve tecnologia, não deixe que sua falta de conhecimento técnico o prejudique. Nossos serviços de elaboração de quesitos técnicos são exatamente o que você precisa para garantir que suas necessidades jurídicas sejam atendidas da maneira mais precisa e eficiente possível.

Com uma equipe de especialistas altamente qualificados e experientes, nós nos dedicamos a oferecer soluções personalizadas para cada caso, elaborando quesitos técnicos precisos e detalhados que se adequem às suas necessidades específicas. Estamos sempre atualizados com as últimas tendências e mudanças na legislação e jurisprudência, garantindo que nossos quesitos técnicos estejam alinhados com os requisitos jurídicos em constante evolução.

Nós entendemos que cada processo judicial é único e, por isso, nosso objetivo é oferecer a você as melhores chances possíveis de sucesso. Ao contratar nossos serviços, você pode ter a certeza de que estamos trabalhando em seu melhor interesse e oferecendo soluções precisas, confiáveis e adaptadas às suas necessidades.

Não deixe que a falta de conhecimento técnico em tecnologia prejudique seus resultados em um processo judicial. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços de elaboração de quesitos técnicos e como podemos ajudá-lo a alcançar os resultados desejados. Nós estamos prontos para fornecer soluções precisas e eficientes para suas necessidades jurídicas específicas.

7 respostas

  1. Estou sofrendo um processo criminal acusado de utilizar a máquina do meu serviço (tribunal de justiça) para enviar reclamação contra um juiz para o Conselho Superior da Magistratura.
    A abertura da portaria para descobrir qual usuário enviou a reclamação iniciaram no dia 13/08/2020, sendo que as investigações levaram até mim.
    Contudo, não foi eu. No dia 12/08/2020 (um dia antes da portaria) minha máquina teve um acesso remoto por alguém desconhecido (acho que foi alguém da secretaria de informação do tribunal, a pedido do juiz, que tinha rixa comigo) e essa pessoa mexeu em toda minha máquina.
    Futuramente, quando foi realizado relatório pela secretaria de informação do tribunal, constou que o envio da mensagem por e-mail foi enviada pelo meu usuário de rede.
    Foi deferida a prova pericial no computador. Preciso de quesitos.

    1. Compreendo a seriedade da situação que você está enfrentando. Para auxiliá-lo na solicitação de quesitos para a prova pericial, é importante que você forneça informações específicas e detalhadas sobre o caso. Alguns pontos que podem ser abordados nos quesitos incluem:

      Identificação da invasão: Descreva em detalhes o incidente de acesso remoto não autorizado à sua máquina em 12/08/2020. Inclua todos os detalhes disponíveis, como horário, como você tomou conhecimento disso e se houve alguma evidência concreta da invasão.

      Registro de atividade: Pergunte se há registros ou logs disponíveis que possam confirmar ou refutar a invasão. Se possível, inclua detalhes sobre qualquer ação tomada para remediar o incidente.

      Medidas de segurança: Solicite informações sobre as medidas de segurança adotadas pela instituição (tribunal de justiça) para proteger a integridade das máquinas e redes.

      Registros de acesso à sua máquina: Pergunte se há registros de acesso à sua máquina no período relevante, que possam identificar outras atividades suspeitas.

      Para obter um orçamento específico e detalhes sobre como podemos ajudar no seu caso, convido você a entrar em contato conosco diretamente. Você pode nos enviar um e-mail, ou nos mandar uma mensagem nas nossas redes sociais, estamos no Instagram (https://www.instagram.com/lopespericias) e também no YouTube (https://www.youtube.com/@lopespericias7322). Estamos à disposição para fornecer assistência personalizada e orientações adicionais. A colaboração com profissionais especializados é fundamental para buscar uma resolução justa e adequada para o seu caso.

  2. Eu tenho 100% de certeza que meus vizinhos tenham conseguido com o síndico o poder te utilizar as câmeras de segurança do condomínio para saber quando eu estou no meu apartamento para poderem fazer barulhos e me perturbar. É possível pedir a perícia para poder comprovar?

    1. Entendo sua preocupação e a gravidade da situação. No entanto, esse tipo de perícia requer uma análise mais aprofundada para determinar a viabilidade e os procedimentos necessários. Se estiver interessado em um atendimento consultivo para discutir sua situação com mais detalhes, peço que entre em contato conosco através dos nossos canais de comunicação. Estamos aqui para ajudar no que for possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?

Envie-nos uma mensagem